sábado, 19 de outubro de 2013

Museu do Futebol

O Museu do Futebol, como o próprio nome diz, é um museu dedicado a uma das maiores paixões dos brasileiros e permite ao visitante desfrutar de uma variedade de experiências visuais e sonoras que relacionam o futebol a vida dos brasileiros.
 
Ele está instalado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. E é um museu contínuo, onde você segue um caminho que te leva em sequência a cada sala e até a saída.

Dentro do museu não é permitido fotografar, por isso vou descrever um pouco do que você encontra dentro do museu. As fotos internas contidas nesse post foram retiradas da internet.
 
Logo que você entra, você dá de cara com vários quadros, retratando propagandas e fotos de objetos relacionados ao futebol. E um telão onde o Pelé dá as boas vindas aos visitantes em diversos idiomas.
 
No segundo ambiente você vê grandes telas penduradas no teto que mostram os jogadores mais importantes do futebol brasileiro através de retroprojetores. Nesse ambiente você tem a possibilidade de escolher entrevistas de comentaristas falando dos gols que eles acham mais emocionantes no futebol brasileiro. Além disso há a possibilidade de escutar narrações de radialistas de diversas épocas.

 Na primeira parte do segundo andar, você entra em um ambiente com telões que mostram imagens das maiores torcidas nos estádios festejando e torcendo pelo seu time. Ali você sente a vibração e a paixão desses torcedores. Após você encontra um ambiente onde mostra através de um acervo de fotos e de um documentário o surgimento do futebol e os acontecimentos da época na sociedade brasileira.
 
 Seguindo, o próximo ambiente mostra um pouco sobre algumas pessoas importantes da cultura brasileira, como Heitor Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Carmen Miranda, Cândido Portinari, entre outros. Depois você entra em uma sala escura onde mostra em um telão os melhores momentos da final de copa do mundo de 1950. E após, você entra em uma sala, onde há alguns totens com fotos e vídeos dos principais acontecimentos sociais, culturais e políticos do mundo nos anos de cada copa do mundo.
 
 Há ainda também um ambiente que homenageia Pelé e Garrincha e outra sala onde está escrito de forma divertida as regras, táticas, números e curiosidades do futebol. Nessa sala há também jogos de pebolim disponíveis para adultos e crianças.
 
Ali também há uma espécie de varanda na arquibancada, onde você tem a vista do campo do Pacaembu. É o único lugar que é permitido tirar fotos.
 
Depois há redes em forma de bola onde é possível ver em vídeos os movimentos de goleiros, laterais, zagueiros, meias, líberos e atacantes, assim como os gols históricos que estão na memória dos torcedores.
 
E por fim há uma espécie de campo onde é permitido fazer chutes a gol e mostra em um telão a velocidade do chute. Nesse mesmo ambiente há campos de futebol virtuais no chão.
 
A visita ao Museu do Futebol vale a pena até para quem não gosta do esporte. Mais do que sobre futebol, o museu é, antes de tudo, sobre a história do povo brasileiro.
 
Quando ir?
 
De terça a domingo, das 09h às 17h. O Museu não abre às segundas-feiras.
 
Quanto?
 
Inteira: R$ 6,00 / Meia: R$ 3,00
Às quintas-feiras o ingresso é gratuito para todos os visitantes.
 
 
Fotos Internas: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário